Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de junho de 2013

SOBRE VÂNDALOS E VANDALSIMO




          Quem estuda ciências sociais sabe que qualquer movimento de massa pode levar à violência. O conceito de fato social de Durkheim explica isto. Um fato social é algo que foge ao controle, independe da vontade individual. Quando um grupo qualquer se reúne para determinado fim, as individualidades se perdem e a massa age levada por sentimentos novos que individualmente o ser humano talvez não fosse capaz de ter. Histórica e cientificamente é impossível qualquer manifestação política, e esta é uma manifestação política, quer queiram quer não queiram, sem quebradeira, sem violência, justamente pela incapacidade individual de gerir seus atos quando em meio à massa manifestadora.
       A campanha que é feita diária e diuturnamente contra os políticos e os partidos, tanto pela mídia e agora pelo STF, como se fosse possível existir um Estado Democrático de Direito sem partidos e sem políticos, é a responsável pelo que está acontecendo.  
          Só quero ver o que vai dizer a mídia quando esta turba sem direção política se voltar contra a Globo e outros órgãos de mídia.
            Quanto ao Estado, a melhor estratégia é e deve ser adotada, é manter a polícia à distância, apenas para garantir maiores depredações, nenhuma violência, nem gás, nem bombas, nunca ferir ninguém, porque o cidadão tem o direito constitucional à integridade física, prendendo quando puder, um ou outro manifestante que esteja depredando o bem público ou particular, mas fazer alarde ou violência levando-o à delegacia para lavratura do flagrante e apuração do Inquérito, tudo dentro da legalidade porque polícia que revida provocação é despreparada e deve ser recolhida, até porque o cidadão, seja quem for ferido, tem direito à ação de indenização contra a União, o Estado e o Município que detém o poder/dever manter a ordem, mas zelar pela integridade física de todo nós, independentemente de qualquer situação.

               Este é o verdadeiro Estado Democrático de Direito que deve nortear nossas reivindicações e ações. O mais é nazi-fascismo.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário